Centro Pi e Visgraf: Tecnologias 3D para criação de metaversos colaborativos

O Centro de Projetos e Inovação do IMPA – Centro Pi, tem como objetivo contribuir para a transferência de tecnologia matemática e a  capacitação de profissionais de alto nível para a indústria nacional, estreitando  ainda mais a parceria entre o seu corpo técnico-científico e o setor produtivo.  Junto com o Laboratório VISGRAF de Visão e Computação Gráfica do IMPA, desenvolve atualmente pesquisas aplicadas na área de realidade expandida com grande potencial para incremento econômico do Estado do Rio de Janeiro;

Vivemos um momento histórico de grandes transformações que vão mudar radicalmente as relações sociais, bem como a cultura de nossa civilização. Tais transformações são resultado da potencialização dos meios de comunicação pelos mecanismos da computação. Com isso estamos presenciando o surgimento de novas mídias que começam a influenciar, desde o  comportamento dos jovens até o equilíbrio de forças no panorama econômico  mundial. Esse fenômeno coloca a Matemática diante de uma fronteira inédita, ultrapassando os modelos determinísticos e probabilísticos para se defrontar  com os modelos cognitivos.

O núcleo tecnológico das mídias informatizadas é formado por inovações em redes de comunicação, bancos de dados e inteligência artificial. A Matemática Aplicada Computacional para Mídias integra de forma efetiva essas tecnologias possibilitando grandes avanços no uso de modelos de alta complexidade a partir de dados reais.

As plataformas de realidade expandida em espaços midiáticos compartilhados  permitem encontros a partir de locais separados. Os usuários podem ser  representados por avatares escolhidos e personalizados e se reúnem em  ambientes também passíveis de personalização. Desse modo, mesmo  distantes fisicamente, os usuários percebem sua reunião em um espaço virtual  único e compartilhado. Diante da sua virtualidade, os espaços para estas  reuniões são ilimitados. Esses espaços podem proporcionar uma interação mais próxima entre os participantes do que as comunicações digitais através da tela.